quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Soufflé de Queijo

No outro dia vi no Masterchef o Gordon Ramsey a fazer um alarido de todo o tamanho porque os concorrentes iam fazer "a besta negra" dos chefs de cozinha: um soufflé de queijo. Fiquei intrigado e vi até ao fim, só para ver em que paravam as modas... conclusão: toda a gente fez um "perfeito"!

Já que eles afinal fizeram aquilo com uma perna às costas, meti na cabeça que havia de fazer cá em casa! Até comprámos cá para casa umas taças de propósito e tudo. :)

Hoje convenci a minha "pukanina" a dar uma ajuda preciosa na cozinha e lá fizemos o soufflé. Acho que correu bem. Foi mais ou menos assim:

Ingredientes (2 pessoas):

  • 1 cebola
  • 2 ovos
  • 25 gr de margarina
  • 150 ml de leite
  • 1 colher de sobremesa de farinha
  • 30 gr de queijo de gratinar (usámos mistura de 3 queijos)
  • Sal q.b.
  • Noz moscada q.b.
  • Pimenta branca q.b.


Preparação:

  • Comecem por ligar o forno a 200 graus
  • Descasquem e piquem a cebola
  • Separem as gemas da claras
  • Levem a cebola a alourar com a manteiga ao lume num tacho pequeno


  •  Entretanto, batam as claras em castelo


  •  Quando a cebola estiver alourada, juntem a farinha


  •  Depois adicionem o leite


  • Mexam até engrossar e temperem com sal, pimenta e noz moscada
  • Finalmente juntem as gemas de ovo depois de mexidas com um garfo


  • Usem a batedeira com que bateram as claras para misturar tudo muito bem


  • Desliguem o lume, adicionem o queijo e mexam


  • Untem as formas com manteiga, bem até acima


  • Misturem o preparado com as claras em castelo




  • Deitem o preparado nas taças


  • Reduzam o forno para 190 graus e levem ao forno durante 15 minutos
  • Depois de 15 minutos, o aspecto deve ser este 


Eu tenho cá para mim que ficou fixe! Não ficou a dever muito ao dos concorrentes do Masterchef! :) É claro que eu segui uma receita da Vaqueiro, mas pronto! :P

Bon apétit

Sem comentários:

Enviar um comentário